A NovAmosanta Defende o Projeto Distritos de Petrópolis… (Diário)

Como divulgado na edição da última terça-feira [20/6/2013] do Diário, a ONG NovAmosanta defende o projeto Distritos de Petrópolis para que haja planejamento, pensando no desenvolvimento ordenado das regiões de Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras e Pedro do Rio, que estão crescendo.

O projeto foi entregue à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico pela instituição. O responsável pela pasta, o secretário Eduardo Áscoli, elogiou o trabalho da NovAmosanta e informou que já está avaliando o projeto com uma equipe técnica da Secretaria e da Prefeitura de Petrópolis, mas tudo indica que há grandes possibilidades de sair do papel.
“Em breve, será firmado um convênio de cooperação entre a Prefeitura e a NovAmosanta para o desenvolvimento do projeto.” – afirmou Eduardo Áscoli.

Dividido em três etapas, o projeto é composto pela elaboração de diagnóstico socioeconômico e ambiental e zoneamento territorial dos distritos na primeira fase, orçada em aproximadamente R$ 120 mil.
Ela contaria com a sistematização e montagem da base cartográfica (mapas das localidades), diagnóstico meio físico (geologia, relevo) para servir de base para o planejamento, meio biótico (meio ambiente e ocupação e uso do solo), meio socioeconômico (distribuição da população, renda e atividades econômicas), mobilidade urbana, características da administração pública e mapeamento institucional e de lideranças.
A segunda etapa consiste na análise de resultados, realização de oficinas e proposição de diretrizes para a terceira etapa, que é a elaboração do projeto urbanístico conceitual. Nele estarão as soluções de mobilidade urbana, habitacionais, turísticas, áreas de lazer, culturais, entre outras.

“Em todas as etapas não haveria nenhum ônus para a prefeitura porque os empresários da cidade já sinalizaram em arcar com os custos, mas gostaríamos do aval do governo municipal. É o que falta para começarmos o trabalho porque entendemos que dificilmente haveria um bom resultado sem a prefeitura” – explicou um dos diretores da NovAmosanta, Márcio Cardoso.

As catástrofes ocorridas na região, em especial de 2011, a possibilidade de vinda de novas empresas para a região por causa do Distrito Industrial da Posse e o início das obras para melhoria do acesso à cidade pela BR-040 reforçam a necessidade de tirar o projeto Distritos de Petrópolis do papel.

“Não precisamos de soluções mirabolantes. Há exemplos práticos que demonstram a viabilidade de cidades turísticas, com grande impacto econômico e social para toda a população. O desenvolvimento dessas vocações só pode se dar com um planejamento cuidadoso.” – finalizou Márcio.

(Diário de Petrópolis – 20/6/2013)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>