Mobilidade Urbana nos Distritos

Existem hoje projetos de melhoramentos para o sistema viário dos distritos de forma a reduzir os engarrafamentos que a todos atinge. Tanto representantes da sociedade civil, da  PMP como o DNIT têm proposições que devem ser discutidas e que certamente trarão uma melhora significativa nas condições de tráfego dos distritos.

O problema é que as vias principais dos distritos estão sob a administração do DNIT (União Indústria, Br 495), Concer (  BR 040 ) e DER-RJ ( RJ 117)  e essas entidades estão distanciadas dos problemas locais.

A Prefeitura não quer se envolver nessas administrações por falta de recursos de pessoal e financeiros. Fica a PMP encarregada das antigas estradas de fazenda, que compoem o sistema viário secundário dos distritos. Essas vias secundárias são na sua maioria estreitas, sem calçadas e com as margens ocupadas, executadas com fina camada de asfalto de vida curta.

Um projeto de expansão do sistema irá requerer certamente despesa vultosas de indenizações de moradias o que dificulta enormemente a viabilização de um projeto.

Como vemos o problema é complexo e requer uma autoridade que possa coordenar essas entidades num projeto único visando a melhoria do escoamento do tráfego. A mídia terá um papel muito importante no sentido de ajudar a sociedade civil na pressão sobre as autoridades públicas para solucionar essa questão.

Portanto não há planejamento adequado em vista da problemática acima descrita. Várias reclamações tem sido direcionada á CPTrans através d emails e do COMUTRAN com nenhum efeito prático.

O trânsito dos distritos sofre com a expansão imobiliária acentuada que vem ocorrendo, sem a correspondente melhoria no sistema viário. Diz-se comumente que esse problema está ocorrendo no mundo inteiro devido também á produção de veículos. Sabemos disso, mas, nos distritos de Petrópolis o problema é gravíssimo pois, de um lado temos a expansão de veículos, a expansão imobiliária e por outro lado temos a falta de coordenação e recursos para a melhoria e os condicionantes técnicos  para implantação da infra-estrutura viária.

A expansão imobiliária deve ser paralisada até que haja uma reavaliação da disponibilidade de infraestrura ( viária, água, esgoto etc…). Essa é uma das bandeiras do Movimento Distritos de Petrópolis recém constituído.

Finalmente temos que considerar que a falta de escoamento adequado na entrada e saída dos eventos no Parque de Exposição trazem desconforto considerável á população e comércio local devido á usual superlotação dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>