Estrada União-Indústria – Carta Enviada à CPTrans em 11/12/2013

Sr. Diretor -Presidente CPTrans:

Com relação á reunião do dia 19/11 temos as seguintes considerações a fazer:
  1. O DNIT é o responsável pela administração da estrada União Indústria segundo determinação judicial da 2ª Vara Cívil em 2012. Portanto qualquer projeto ou obra só poderá ser feito com a concordância daquela órgão federal;
  2. A PMP está estudando no momento a assinatura de um Convênio com o DNIT pelo qual assumirá a administração da estrada. Um projeto já foi realizado pelo DNIT para a recuperação e reforma dessa estrada, sendo esse projeto avaliado e revisto pelo DEURB da PMP. O assunto discutido na reunião do dia 19/11 está dentro do escopo do projeto de recuperação da estrada.
  3. Esse projeto está sendo executado por técnicos especializados pela área de Transporte e Tráfego que decidirão qual a melhor alternativa  a ser usada á luz da legislação vigente, da boa técnica de engenharia e , segundo esperamos, após  ser apresentado para discussão com a sociedade.
  4. Quando a sociedade for avaliar o projeto deverá atentar, no nosso ponto de vista, para:(i) o cumprimento da Resolução do CONTRAN nº 39/98; (ii) o local, que é um dos pontos de maior risco para os pedestres ( mas não o único); (iii) uma  previsão de  travessia segura para os pedestre, restrito a determinadas faixas de travessia;  (iv)  a necessidade de aumento da velocidade de tráfego, em decorrência dos prejuízos econômicos advindos dos congestionamentos de tráfego, do crescimento previsto do tráfego a uma taxa média de 3% a.a.( TOMO 3- Estudos de Tráfego elaborado pela ENGESUR) e da expansão imobiliária em curso em Correas e Nogueira. Atualmente, aos sábados o o fluxo de veículos é de 10.500 veículos/dia sentido Pedro do Rio e 11.500 veículos/dia sentido Centro- Petrópolis.
Outras providências poderão ser realizadas imediatamente pela CPTRans como : definição quanto ao tráfego de carretas e caminhões; agentes de trânsito, que no entender da maioria dos presentes á referida reunião é imprescindível ao cumprimento de qualquer projeto.

Atenciosamente,
Roberto L Penna Chaves
Novamosanta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>