Audiência Pública 17/12 Sobre a Nova Subida da Serra – NovAmosanta Acompanhou

[A NovAmosanta esteve presente na pessoa de seu diretor Jorge de Botton, que relata adiante alguns dos principais pontos da audiência.]

Com a presença de Bernardo Rossi – presidente e Luis Paulo Correa da Rocha – relator, foi realizada a audiência pública sobre a nova subida da serra, com a presença da Concer, ANTT, Secretaria de Transporte do Estado e vereadores de Petrópolis, da Novamosanta e de lideranças de bairros afetados.

A obra teve sua previsão de conclusão alterada de 2 para 3 anos. Não há ainda segurança da disponibilidade de todos os recursos previstos.

A Alerj insiste em receber o projeto detalhado da obra e também seu cronograma físico financeiro, cópia do contrato aditivo com ANTT sobre a obra, manutenção da subida atual.

A concessão previa que a Concer disponibilizasse 80 milhões e concluísse a nova subida até 2006. Obteve,  junto à ANTT, prorrogação deste prazo. Os 80M corrigidos viraram 250M e a União entrará com 650M.

É desejo da ANTT e também da Concer que a atual subida permaneça com a Concer, pois será uma alternativa em casos de problema no túnel. Para isso terá que ser feito um aditivo ao contrato de concessão.

Informações a respeito do Arco Rodoviário entre a BR-040 e a Dutra indicam que o Arco só ficará pronto em julho de 2014.

A Secretaria de Transporte Estadual conseguiu um financiamento do BID, de 5 milhões, para realizar estudos de mobilidade urbana ao longo dos grandes eixos viários no estado, BR-040 ai incluída. Manifestado nosso interêsse  de conversarmos sobre os acessos de nossa região.

A NovAmosanta colocou, na reunião, que a ANTT não deve só multar a Concer por não manter a estrada como fez esse ano reduzindo o reajuste do pedágio e sim exigir que a manutenção fosse feita, pela segurança aos usuários.

Também que a BR-040, pela importância que tem no município, precisa ter estudo de impacto e ter dimensionados acessos suficientes, evitando filas na estrada e risco de trafego; que a ANTT deveria ser sensível ao tema e propor aditivos ao contrato que comtemplassem acessos como a duplicação da ponte “do arranha-céu” e também acesso a Catubira para quem vem do Rio.

Foi marcada reunião em 27/1 em Petrópolis para acompanhar o assunto e tambem avaliar a questão do acesso a Petrópolis (Duarte da Silveira) que não tem capacidade de trafego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>