Comissão Especial no GPT Concer Proposta pela NovAmosanta Analisará a Criação de Unidade de Conservação e da Estrada Parque

A possibilidade de que a Concer implantar mão dupla de tráfego até o Belvedere, na atual subida da Serra, após desativada, levou a NovAmosanta a propor a formação de uma comissão especial para debater a viabilidade da implantação de uma estrada parque na atual subida, no âmbito da criação de uma nova unidade de conservação na região.

Havia o receio de que, com a mão dupla de tráfego, haveria a implantação de linhas de ônibus no trecho e com isso haveria o risco de invasões do trecho de Mata Atlântica cortado pela atual subida da Serra.

O GPT – Grupo Paritário de Trabalho/Concer, na sua reunião de maio último, atendendo à sugestão da NovAmosanta, decidiu formar uma comissão especial para estudar a viabilidade da criação de uma nova unidade de conservação na região e dentro dela a implantação da estrada parque.

Para a NovAmosanta é muito importante a proteção do trecho de Mata Atlântica cortado pelas estradas de subida e descida da Serra de Petrópolis. Além da sua beleza natural, o trecho abriga importante flora e fauna que tem de ser preservados. Em função disso, o referido trecho se constitui num ativo ambiental  importantíssimo para o município de Petrópolis e para o Estado do Rio de Janeiro.

A NovAmosanta defende a criação de uma nova unidade de conservação para a região que seria denominado Parque da Serra dos Órgãos, certamente um atrativo fundamental para o turismo em Petrópolis, Itaipava e região.

Estamos mobilizando apoio a essa proposta junto à sociedade civil e entidades ambientais ligadas a Petrópolis: uma das primeiras instituições a se engajarem nessa mobilização foi o INEA – Instituto Estadual do Ambiente, cujo presidente Marcus Lima, já manifestou, publicamente, seu compromisso de defender o trecho de Mata Atlântica cortado pela estrada de acesso a Petrópolis.

A primeira reunião dessa comissão especial, – Comissão Especial da Estrada-Parque aconteceu dia 16 de junho, na sede da Concer, sob a coordenação de Nilson Gonze, da ANTT, com a presença de representantes da Concer, da Novamosanta, do INEA, do Instituto Chico Mendes – ICMBio, das secretarias municipais de Petrópolis e de Duque de Caxias e, ainda da APA – Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, do Sistema Firjan e da Essati Engenharia, empresa responsável pela execução dos programas ambientais da Concer.

A Comissão Especial da Estrada-Parque, entre outras tarefas, vai analisar a criação de uma nova unidade de conservação, abrangendo os trechos de subida e descida da Serra de Petrópolis, alternativas de enquadramento, definir propostas sobre limites, a responsabilidade de gestão e manutenção e as fontes de recursos para a implementação da proposta.

[Notas]

NovAmosanta defende a criação do Parque Serra da Estrela (da Tribuna). No blog:
http://distritosdepetropolis.org/blog/?p=1652

Sobre a Estrada Parque. No blog (diversas postagens):
http://distritosdepetropolis.org/blog/?cat=80

Documento descritivo da Estrada Parque:
http://www.distritosdepetropolis.org/arquivosParaDownload/Estrada-Parque%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20(2).pdf

A NovAmosanta está representada no GPT através de seus diretores Jorge deBotton e Fernando Varella.
http://distritosdepetropolis.org/blog/?p=807

O GPT – Grupo Paritário de Trabalho/Concer é um grupo de tripartite criado pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, formado por representantes da concessionária, da sociedade civil e do poder público que se reúne, periodicamente, para debater o desempenho da concessionária da BR-040, trecho Rio-Juiz de Fora.  Revista da CONCER com o GPT:
http://www.distritosdepetropolis.org/arquivosParaDownload/Via_Concer_setembro_2014.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>