Atual Subida da Serra para Petrópolis tem Projeto para ser Estrada-parque

Atual Subida da Serra para Petrópolis tem Projeto para ser Estrada-parque: uma Maneira de Proteger uma Área de Mata Atlântica ainda Preservada e de Especial Beleza Turística.

Como parte da estrada BR-040 está sendo construida rapidamente a nova subida, como se vê.

Todos se voltam para a nova estrada e seus benefícios, mas nem todos lembram: o que será feito da (já quase) “antiga subida”, a muito aprazível estrada que sobe a serra, muito agradável de percorrer não fôra pelo trânsito excessivo e pelo seu estado de conservação ?

Em 2010 foi proposta à CONCER a idéia de transformar a subida em “estrada-parque”, inclusive com a criação de um parque em seu entorno. A Concer gostou, na época, e contratou o desenvolvimento de um ante-projeto.

Mapa de Situação - Apresentação

O ante-projeto foi desenvolvido e apresentado à CONCER, aos órgãos ambientais e associação de moradores. Todos concordaram que seria uma excelente solução para uso sustentável do trecho mais belo da estrada, os 7 Km da atual subida da serra entre o Belvedere e o Mirante do Cristo, e, ao mesmo tempo, garantir a preservação de  3 mil e quinhentos hectares de Mata Atlântica no seu entorno.

Atualmente só conhecida pelos órgãos ambientais (ICMBio, INEA e IBAMA) e pelos moradores do Bairro do Quitandinha, o parque, que incluiria a estrada-parque, poderia ser implementado com recursos da medida compensatória (entre quatro e cinco milhões de reais) das obras da Nova Subida da Serra.  Conforme previsto na Lei Federal 9985/2000, esses recursos já deveriam estar disponíveis, depositados em conta específica, antes do início das obras (na concessão da Licença de Instalação, que nesse caso saiu em 2011).

A decisão final quanto ao uso desses recursos cabe à Câmara de Compensação Federal, subordinada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

E a vontade de que o parque seja implantado cabe à sociedade civil, que pode levar seu desejo ao poder público e ter realizados a estrada e o parque: seria uma ótima aquisição para nosso município e para o estado também !

Detalhe da Apresentação - Ilustração Orlando GraeffPara ajudar a discussão a respeito colocamos em nosso blog uma apresentação do ante-projeto, que é de autoria de Orlando Graeff e Yara Valverde (diretora da NovAmosanta).

Para conhecê-lo vá à página de documentos ou apenas clique aqui. (precisa um leitor de arquivos formato “PDF”).

2 comments on “Atual Subida da Serra para Petrópolis tem Projeto para ser Estrada-parque

  1. Todos que gostam verdadeiramente de Petrópolis têm que abraçar essa causa. Sem uma mobilização forte da sociedade acaba acontecendo com ela o mesmo que aconteceu com a serra da estrela e a União Indústria, terras de ninguém.

  2. Perfeito o que vcs. querem fazer, nota 10 , Petropolis merece este parque e para complemetar ainda teremos o teleferico que devera ser aberto, para felicidade de muitos, nao sou dai mas amo este local maravilhoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>