Estado Concede Licença prévia para Construção de Complexo Turístico em Secretário

[clippping – notícia de 2014 mas atual ]

RIO — “Acabou o aconchego e o sossego do vilarejo”. Assim reagiu a empresária e paisagista Rachel Simas ao saber que a Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), órgão da Secretaria estadual do Ambiente, concedeu licença prévia para a implantação de um complexo imobiliário, hoteleiro e esportivo em Secretário, distrito de Petrópolis. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de maio. O lugarejo, na Região Serrana, que ainda conserva uma vida pacata, é cada vez mais procurado pelos que querem fugir da agitação.

VEJA A ÁREA DO PROJETO EM SECRETÁRIO

Igreja construída em 1897 na Estrada de Maquiné, em Secretário - Gustavo Miranda / Agência O Globo (12/03/2014)

Planejado numa parceria entre a Plarcon Engenharia, o grupo inglês International Golf and Resort Management (IGRM) e a empreiteira João Fortes, o projeto chama a atenção pelos números superlativos. A 27 quilômetros do Centro de Petrópolis, ocupará uma área de seis fazendas.

A ideia é erguer um hotel cinco estrelas, um quatro estrelas, um outro dotado de centro de convenções, um hotel butique e o chamado Hotel da Academia de Golfe, além de quatro campos de golfe numa área de 11 quilômetros quadrados. O projeto será concluído em até 30 anos, divididos em várias etapas.

Para o empresário Flávio Salles, que mora no lugar há 15 anos, a preocupação é com a escassez da água. Segundo ele, o vilarejo já perdeu várias nascentes:
— Isso é um acinte. É preocupante que um órgão responsável pela preservação do meio ambiente permita a construção de um complexo desse porte numa época de crise hídrica.

De acordo com a legislação ambiental, a licença prévia não autoriza o início da obras, mas apenas aprova a localização, a concepção e a viabilidade ambiental, estabelecendo os requisitos básicos e as condicionantes que devem ser atendidas. A autorização para as obras só acontece com a Licença de Instalação.

Por meio de nota, a Plarcon explicou que foi feito um Estudo de Impacto Ambiental de mais de 1.000 páginas para a obtenção da Licença Prévia. “Tínhamos certeza de que este dia chegaria pois cumprimos todos os requisitos ambientais”, diz a nota, assinada pelo vice-presidente da empresa, Claudio Neves.

A primeira fase do projeto é a construção de um campo de golfe de 18 buracos, um hotel cinco estrelas de 140 quartos, um condomínio e um projeto ambiental. O empreendimento causa muita polêmica entre moradores e proprietários e foi alvo de várias audiências públicas.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/estado-concede-licenca-previa-para-construcao-de-complexo-turistico-em-secretario-16271378#ixzz3bRURwyN8

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>