Projeto Piracicaba 2010 – Um Relato Muito Útil

Experiência de Piracicaba, enviada por Mario Helvio Miotto

PROJETO PIRACICABA 2010

Mario Helvio Miotto

No início de 2000, em uma reunião coletiva na fábrica da Caterpillar, em Piracicaba, SP (330.000 habitantes; 160 km da capital), o presidente da empresa discorria, para uma platéia de empregados, incluindo os da própria fábrica,  sobre o planejamento estratégico da Caterpillar. Um dos presentes, um operário, perguntou, então, se tal tipo de planejamento não serviria para a cidade. Respondeu o presidente: Por que não? E ali começou um movimento, interno a princípio, mas que logo foi ganhando a adesão e apoio de outras empresas e entidades, como o Jornal de Piracicaba, a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a Siderúrgica Belgo Mineira, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), a Votorantim Celulose e Papel, o Grupo Cosan (álcool e açúcar) e muitas outras.  Formou-se o entendimento de que um movimento como o que se iniciava poderia ser muito importante na consecução de um futuro melhor para a cidade e seu povo.  Foi deliberado que o trabalho seria essencialmente voluntário, ressalvada a eventual necessidade de prestação de serviço de algum especialista.

Desde o início, foi estabelecido o critério de que o movimento não poderia ter cor política, embora tenha sido feita a opção  de envolver o poder público Municipal,  já que o teatro das ações futuras seria o município. Foi também entendimento do grupo, que o prefeito Municipal será, na duração do projeto, presidente honorário do Piracicaba 2010.

Das empresas que mais prontamente aderiram, inclusive na condição de patrocinadores, saiu o núcleo de um grupo de 33 representantes, aos quais se agregaram 6 representantes dos poderes legislativo, executivo, bem como do judiciário, que se dedicou, inicialmente, a estabelecer  estrutura do “projeto”.  Nasceu assim o Grupo Consultivo, de cujo corpo foram selecionados 12 membros  para compor a Secretaria Executiva e foi também determinada a formação de um Conselho da Cidade. Funções administrativas ficaram basicamente a cargo da Secretaria Executiva.

Para o Conselho da Cidade, foram convidados,  inicialmente, representantes de outras empresas, entidades de classe, escolas, associações de classe, profissionais liberais de destaque na sociedade civil, para representá-la.  Cerca de 400 cidadãos participaram das primeiras reuniões desse Conselho. Como Norte do desenvolvimento do projeto, foi estabelecida uma Visão de Futuro para 2010:

“Piracicaba será uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável  para o Brasil, e um excelente lugar para viver.”

O Grupo Consultivo, no processo de estruturação e organização do trabalho, sentiu necessidade do suporte técnico de um especialista, o que foi resolvido com a contratação de um experiente consultor.

Para o desenvolvimento do projeto, que ganhou o nome que encima este texto, foram consideradas seis dimensões da vida da cidade, a saber: Ambiental, Social, Econômica, Política, Cultural e Urbanística.

Para fazer face a custos que estavam e seriam incorridos, foi montada uma estrutura de patrocínio, por parte de entidades e empresas privadas, algumas que desde os primeiros passos aceitaram esse papel, e outras mais que acederam em aderir.  O projeto se transformou em uma sociedade civil, ganhou personalidade jurídica, sob a denominação de PIRACICABA 2010 – Realizando o Futuro.

Já sob a orientação do consultor, foram identificados 25  temas representativos da vida da cidade, tais como Educação, Saúde, Segurança, Trânsito e Transporte Urbano, Turismo, Desenvolvimento Industrial, Infra-estrutura e outros.

Sobre cada um desses temas seriam feitos diagnósticos e traçadas estratégias.  Para isso foram contratados, por valor simbólico, “especialistas”,  pessoas com conhecimento destacado em cada tema. Cada especialista formou um Grupo Temático com a participação de entidades e outras pessoas familiarizadas com o respectivo tema.  Elaboraram-se diagnósticos, – retrato do presente – fizeram-se análises do que foi constatado, e foram traçadas estratégias e ações visando a alcançar resultados apontados como desejáveis. Em grande número de reuniões, fossem de cada grupo temático, ou coletivas, dos vários temas, foram discutidas as constatações e propostas, resolveram-se eventuais conflitos e superposições, assim como foram identificadas e sanadas lacunas. Essas estratégias e ações, face aos diagnósticos, foram expostas em seminários a que toda a população  teve acesso, sendo então submetidas a discussão com os presentes.

Nessa etapa o Conselho da Cidade foi convocado para ser informado das conclusões, e se manifestar sobre as mesmas.

O conjunto das estratégias e ações foi reunido em um compêndio que se constitui na Agenda 21 de Piracicaba. Essa Agenda 21, na data de aniversário de fundação da cidade, no ano de 2001, foi solenemente entregue ao município, na pessoa do seu prefeito, José Machado.

Segue-se a etapa de desenvolvimento de projetos e ações destinadas a implementar as propostas. Esta etapa, que levará anos, naturalmente é de execução mais difícil pois, em geral, implica em obras de responsabilidade, e no mínimo, de grande participação, do poder público, quando diversos fatores atuam na determinação de prioridades.

Um fator limitante bem conhecido, é a pouca disponibilidade de recursos públicos para investimento.

Contudo, alguns projetos já saíram do papel para a implementação. Podemos citar, dentre outros, a construção de um Pronto Socorro de Urgência e Emergência, em estágio adiantado,  a realização de uma Olimpíada de Esportes, a formação de uma Incubadora de Empresas, a realização de um Simpósio de Tecnologia, o anúncio pelo Ministro da Agricultura, de um Pólo de Biotecnologia, o Projeto Beira Rio, que promoverá uma reurbanização com propósitos turísticos, na orla do Rio Piracicaba, que corta a cidade. Um importante projeto para o sistema rodoviário da região, é constituído por uma Proposta Técnica de um Anel Viário de Contorno da cidade, proposta essa que deverá, em breve, ser apresentada ao governo do Estado, principal responsável por sua execução.

Esta é uma visão simplificada do Projeto PIRACICABA 2010.

Mario Helvio Miotto
Gerente Temático de Sistema Viário  e Transporte de Carga
PIRACICABA 2010-Realizando o Futuro

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Mais informes podem ser obtidos no site do Projeto, cujo endereço é: (o link foi relatado mas está, aparentemente, desatualizado) www.piracicaba2010.com.br

Comunicações com o Piracicaba 2010, pelo e-mail: contato@piracicaba2010.com.br

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