NovAmosanta Apresenta ao Prefeito e Secretários de Petrópolis Proposta de Criação de Lei de Impacto de Vizinhança

Palácio Sérgio Fadel, reunião da NovAmosanta com o prefeito Bernardo Rossi
Palácio Sérgio Fadel, reunião da NovAmosanta com o prefeito Bernardo Rossi

No dia 22 de agosto, a NovAmosanta se reuniu com o prefeito e secretários de Petrópolis para apresentar a proposta de criação de lei de impacto de vizinhança. Apesar de constar no plano diretor da cidade desde 2014, por falta de regulamentação ela não vinha sendo usada.

Com apenas 18 artigos, a lei proposta irá permitir que a prefeitura possa avaliar os impactos de vizinhança e, caso a caso, peça contrapartidas para mitigar esses impactos.

Na opinião da NovAmosanta, temos hoje 15 grandes empreendimentos, mais de 300 milhões em investimento. Isso é ótimo para Petrópolis, mas não pode significar perda de qualidade, por exemplo com caos no trânsito.

Além da proposta de lei, a NovAmosanta sugeriu a formação de um grupo de análise da prefeitura, com participação da sociedade civil, para avaliar os projetos até a lei entrar em vigor.

Para NovAmosanta o momento traz uma grande oportunidade para se fazerem algumas contrapartidas que, além de beneficiar e valorizar o projeto, irá diminuir o impacto negativo. Cada caso tem suas peculiaridades e deve ser analisado com visão de parceria. No momento em que o município tem poucos recursos para investir, isso é muito oportuno.

A NovAmosanta propôs ainda um conjunto de intervenções consorciadas que a médio prazo trariam grande valorização para Itaipava, com uma centralidade do parque e do horto, com um grande boulevar e novos acessos para a BR040.

Num momento que Itaipava vem sendo apresentada como o mais novo bairro do Rio para morar, e com a obra da nova subida da serra, a NovAmosanta enfatiza a necessidade de um plano de urbanismo para os distritos que não seja apenas um plano de mobilidade.

A NovAmosanta destacou ainda a importância das obras na União Indústria e as rotatórias previstas na recuperação a ser feita pelo DNIT. Assumir a gestão desta via que é urbana e principal eixo de ligação com os distritos deve ser prioridade.

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