NovAmosanta Divulga Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região dos Distritos de Petrópolis

A Novamosanta realizou na última 6ª. Feira, dia 28/08, evento em Itaipava, durante o qual fez a apresentação de um Diagnóstico Socioeconomico e Ambiental da Região dos Distritos de Petrópolis.

O estudo abrange 484 mapas, em 18 diferentes tipos de mapeamento, divididos em 12 bacias hidrográficas. A área de abrangência do diagnóstico alcança 520km2, incluindo os distritos de Cascatinha (Correas e Nogueira), Itaipava, Pedro do Rio (incluindo Secretário) e Posse.

A mesa principal do evento foi composta pelo deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha, representando a ALERJ, vereador Paulo Igor, presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Marcus de Almeida Lima, presidente do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, Denise Tarin, procuradora de Justiça e Coordenadora do Projeto Cidades Sustentáveis e Resilientes do Instituto do Ministério Público Estadual, Paulo Yutaka, procurador e Coordenador Regional do Ministério Público Estadual e Roberto Penna Chaves, presidente da NovaAmosanta.

O evento reuniu 120 pessoas, com a presença de um mix de segmentos de público, incluindo uma numerosa equipe técnica da Secretaria de Estado do Ambiente e do INEA. Estiveram ainda presentes Delmo Morani, presidente da Fundação CEPERJ, Camila Thees, presidente do Petrópolis Convention, Sylvia Firmeza, diretora do Projeto Agua, vereadores Silmar Fortes, Maurinho Branco e Ronaldo Ramos e Sergio Ramos Mattos, presidente da UDAM.

Segundo Marcus Lima, presidente do INEA, o estudo, na prática, abre um leque de possibilidades de sua aplicação, podendo contribuir, por exemplo, com as avaliações de licenciamento ambientais do próprio Instituto. Ele se comprometeu a disponibilizar o documento para consultas públicas e a estreitar a parceria com a Novamosanta.

Paulo Igor, presidente da Câmara Municipal de Petrópolis disse que o Legislativo assume o compromisso de unir forças à Novamosanta e à sociedde para concretizar as ações para o desenvolvimento sustentável dos Distritos. Segundo ele, as informações reunidas no estudo serão levadas à Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Diretor e vão ajudar e orientar os trabalhos do Legislativo Municipal.

O vereador Silmar Fortes frisou que a Câmara vai cuidar da revisão da Lupos que é a lei que define os parâmetros de construções em cada região da cidade. Este levantamento certamente contribuirá para esta análise.

Também durante o evento, o vereador Silmar entregou à NovAmosanta, uma Moção Congratulatória da Câmara Municipal, através da qual e por iniciativa do mesmo vereador, o Legislativo Municipal homenageou a ONG por seu trabalho, especialmente por “colaborar para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”.

O presidente da NovAmosanta, Roberto Penna Chaves, informou que o estudo teve a participação de voluntários, por exemplo um grupo de pesquisadores das universidades federais no Rio de Janeiro.

Segundo ele, o crescimento desordenado e as construções em áreas de risco na região dos Distritos representam situações de muita preocupação para a ong. “O planejamento é fundamental para o desenvolvimento sustentável desta região”.

O Diagnóstico foi apresentado por Yara Valverde, bióloga e diretora da NovAmosanta e por Flávio Brasil, diretor da Mosaico Ambiental, empresa responsável pelo estudo. Segundo a diretora, 10 técnicos especialistas, entre biólogos, geógrafos, geólogos e engenheiros, alguns doutores da UFRJ, participaram do estudo.

O Diagnóstico aponta não só as áreas de risco e áreas que devem ser protegidas, mas, também, aborda os aspectos sociais, indicando localidades que precisam de infraestrutura e proteção por parte do Poder Público.

Fernando Varella, economista e diretor de planejamento da NovAmosanta que conduziu o evento, destacou que a partir de demandas de moradores e empresários da região, preocupados com o crescimento desordenado e os desastres ambientais ocorridos na região nos últimos anos, um estudo técnico foi contratado com uma empresa especializada – a Mosaico Ambiental, possível graças ao patrocínio de associados, amigos e diretores da ONG.

Ele destacou, ainda que não se pode controlar a natureza, mas se deve buscar a minimização das tragédias ambientais via ações planejadas com a participação do Poder Público.

———————————————————

Associe-se

Convidamos as pessoas que ainda não são associadas da NovAmosanta para tomarem parte dessa missão de cidadania. Clicando no link abaixo, preenchendo a ficha e clicando enviar, ficará o registro de sua adesão. Contribuindo com uma taxa mensal de R$ 25,00, paga trimestralmente, (R$75,00), você se tornará associado da NovAmosanta.

Fotos do Evento:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>