Inea terá Relatório Hidrometeorológico Mensal do RJ

Muito importante sabermos que o INEA está prestando um serviço de informações, elevante não só para quem estuda ou pesquisa a questão, mas também para quem lida ou é afetado com o problema dos desastres, principalmente enchentes.
Ver adiante Boletim Institucional 15/08/2014 da Ascom Inea
—————————————————–
“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai divulgar mensalmente o Relatório Hidrometeorológico do Estado do Rio, contendo previsões climáticas regionalizadas de acordo com as bacias hidrográficas e com foco na questão hídrica. O relatório, elaborado pelo Centro de Informação e Emergências Ambientais (Ciem), começou a ser disponibilizado em julho e será mais uma ferramenta colocada à disposição dos especialistas e de órgãos públicos na avaliação de impactos de desastres naturais.

De acordo o relatório de agosto, a tendência é que o acumulado das chuvas para os próximos três meses varie dentro da faixa de climatologia, entre 100 e 200 mm. Em relação aos fenômenos climáticos, o principal é a ocorrência do El Niño no Oceano Pacífico, que provoca chuvas na Região Sul e aumento de temperatura.

Os relatórios trazem a análise e a previsão climática, incluindo a seca, além do Índice de Precipitação por bacia hidrográfica. Também são apresentados dados de estações do Sistema de Alerta de Cheias relativos à média do nível de rios do Estado.

O Ciem também divulga diariamente, às 14h, um boletim hidrometeorológico com a situação dos rios do estado, conforme os dados meteorológicos e das estações do Sistema de Alerta de Cheias, que medem a precipitação e o nível dos rios. O boletim traz o registro das 24 horas anteriores e a previsão para as próximas 24 horas.

Também com divulgação via internet, o Sistema de Alerta de Cheias do Inea funciona atualmente com 72 estações, abrangendo 40 municípios e 50 rios, com dados atualizados em tempo real. O sistema emite alertas em quatro níveis (vigilância, atenção, alerta e alerta máximo), de acordo com o risco de cheias, para a Defesa Civil e para quem se cadastrar no sistema, através de SMS e e-mail.

Para se cadastrar e receber os alertas por e-mail ou SMS, basta encaminhar e-mail com o número do telefone e DDD e/ou endereço de e-mail para alertadecheias@inea.rj.gov.br.

Para acessar o Relatório Hidrometeorológico e os Boletins diários, os interessados podem acessar a página do Inea (www.inea.rj.gov.br) e clicar em Alerta de Cheias na seção Inea para você. Os alertas também são divulgados via Facebook (www.facebook.com/alertainea) e Twitter (@alertadecheias).”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>