Clube em Itaipava Controla Emissão de Gases de Efeito Estufa

[Clippinbg – OGLOBO – por Clarissa Pains 12/08/2014 7:50]

PETRÓPOLIS — O ar que entra pelos pulmões de quem anda pelo Itaipava Country Club pode não estar visivelmente mais puro do que o normal, mas o lugar, que também abriga 136 residências, é agora detentor de um inventário vanguardista: o de medição de gases de efeito estufa emitidos durante o ano. Concluído em junho pelo vice-presidente do clube, o engenheiro civil Telmo Azambuja, o documento foi feito de acordo com as normas do “Programa Brasileiro GHG Protocol”.

A conclusão foi que, em 2013, o clube emitiu 13.809 toneladas de dióxido de carbono equivalente. Como poucas empresas têm esse inventário, é até difícil saber se a marca está acima da média ou não, mas a meta é reduzir esse número ano a ano.

— Queremos servir de exemplo para estabelecimentos de grande porte, como clubes e condomínios. Se você sabe o quanto emite e quais aparelhos emitem mais, é mais fácil reduzir — afirma Azambuja, que é especializado nesse tipo de inventário.

Em 29 e 30 de setembro, uma equipe da ABNT irá até o clube para aprovar oficialmente o documento. O Itaipava Country Club também receberá membros da Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio) para discutir a possibilidade de entrada no comércio internacional de carbono.

— Se eu diminuo o gasto de energia, acabo reduzindo o custo. Pretendemos trocar todos os geradores antigos, assim como trocamos todas as lâmpadas — pontua Azambuja — É importante estar ciente de qual é a nossa pegada no planeta.

Nota do blog: Telmo Azambuja é Diretor da MCG – Management Consulting Group e da ONG NovAmosanta em Itaipava, que produz este blog.


Original em OGLOBO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>