
Um Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.
São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social. (Fonte:www.osbrasil.org.br).
A NovAmosanta vem apoiando a criação do Observatório Social de Petrópolis (OSPetro ), filiado ao Observatório Social do Brasil (OSB) e já presente em cerca de 120 municípios do Brasil com relevantes resultados de economia nos gastos do executivo e legislativo locais.
No dia 7 de julho de 2017 o Diretor do OSB, Sr. Cláudio Carneiro e o Presidente do Observatório Social de
Teresópolis, Sr. Marco Aurélio, fizeram uma apresentação de como funciona a entidade e dos resultados obtidos. Nesta oportunidade pudemos conhecer a experiência desenvolvida na nossa vizinha Teresópolis onde o trabalho realizado já propiciou uma economia para o município de cerca de R$10 milhões de 2014 para cá.

Pudemos também perceber como a criação da OSPetro poderá contribuir para auxiliar o poder público municipal de Petrópolis a adotar melhores práticas de gestão com ações integradas envolvendo voluntários e estagiários universitários com o objetivo de evitar desperdícios existentes muitas vezes difíceis de serem percebidos, a exemplo do que vem ocorrendo em diversos outros municípios do país.
A economia gerada pela integração da OSPetro na Rede OSB poderá ser revertida para áreas carentes como saúde, segurança, saneamento, meio ambiente e educação, beneficiando a sociedade petropolitana e seus cidadãos, promovendo a consciência da cidadania e incrementando a justiça social em nosso município. É hora de adotar o “mantra” da OSB: transformar indignação em atitude!
(Luiz Guilherme Dias – NovAmosanta)