Novamonsanta quer Parcerias para Projeto de Planejamento de Itaipava

[fonte: Diário de Petrópolis, Quarta-feira, 17 de abril de 2013]

Ao longo dos anos, Itaipava acabou se transformando no principal distrito de Petrópolis, com grandes empreendimentos imobiliários, polo gastronômico e turístico, além de um dos lugares preferidos de veranistas. Mas a falta de planejamento para um crescimento tão acelerado acabou acarretando problemas, como a mobilidade urbana, já que hoje o trânsito é caótico, principalmente nos fins de semana. A urgência em obter medidas adequadas no plano dos serviços públicos para evitar que a situação seja agravada, não só em relação aos engarrafamentos, como também em relação à deterioração visual, a ocupação desordenada, entre outros, motivou a Novamosanta a buscar parcerias para a elaboração do que foi chamado de “Projeto Distritos Petrópolis”, que visa melhor não só Itaipava, como os distritos.

Atualmente, o grupo – que é formado por pessoas interessadas no destino da região – está na fase de captação de recursos para a execução das duas primeiras fases do projeto. No total, são três: na primeira será feito um levantamento completo de dados técnicos da região. Um mapa sócio econômico ambiental. Já na segunda, eles entrariam no processo de discussão, com oficinas para analisar estes dados e identificar os principais pontos. Já a terceira seria propor o projeto urbanístico. A ideia é que ele seja implementado pelo governo.

– Logicamente, embora seja conduzido pela sociedade civil, queremos manter o maior contato possível com a prefeitura – explicou Márcio Cardoso, um dos membros da Novamosanta.

O grupo foi formado a partir da Associação de Moradores e Amigos de Santa Mônica, que, em 2009, ficou denominado apenas Novamosanta. Segundo integrantes, este é um grupo de pessoas empenhadas em desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida nos distritos. Isso porque prejuízos estariam sendo causados pela falta de planejamento urbano, não só para as pessoas, como para o meio ambiente, o que é visto na região de Itaipava e arredores.

– Há um problema de falta de planejamento para os chamados distritos. O que a gente vê é que tudo é planejamento apenas para o primeiro distrito, para o Centro da cidade. Mas o crescimento desordenado, ainda mais com o processo de especulação imobiliária sem adequação da infraestrutura deixou uma situação caótica de trânsito. E a tendência é piorar muito. Isso sem falar na ocupação das margens dos rios, na falta de saneamento, falta de solução para desastre no Vale do Cuiabá – explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>